Pesquisar no site

Contato

Cianorte e Umuarama

(44)99706590

caio_henrique_dsf@hotmail.com

Saúde confirma 4 casos de dengue em Cianorte

22/01/2010 16:25

Sex, 22 de Janeiro de 2010 09:25

O primeiro Levantamento de Índice Rápido Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, entre os dias 11 e 15 deste mês, divulgou um resultado preocupante. A pesquisa, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, revelou que o índice de infestação do mosquito transmissor da dengue na cidade é de 3,3%. Além disso, a Secretaria de Saúde confirmou os quatro primeiros casos de dengue em Cianorte, todos “importados”.

O índice de infestação é quase quatro vezes superior ao verificado no mesmo período do ano passado (0,9%). Segundo a supervisora do Programa de Combate à Dengue, Vera Lucia Fusisawa, “este número alarmante é resultado do excesso de chuvas, que vem atingindo Cianorte neste mês. Quanto maior for a incidência de chuvas, maior é o índice de infestação do mosquito”.

O LIRAa também encontrou 29 focos do mosquito transmissor da dengue na cidade. O bairro com o maior índice é o Parque Industrial, onde foram encontrados seis focos. Nas regiões da Vila Sete, nas proximidades do Colégio Dom Bosco (Setor 3) e Igreja Sagrada Família (Cianortinho) foram encontrados três focos do mosquito. Já na Asa Branca, João de Barro, Zona 04, Conjunto Pedro Moreira e nas proximidades do Colégio Estadual Primo Manfrinato foram encontrados dois focos.

O levantamento mostra que 41,4% dos focos estão no lixo (recipientes plásticos e latas), sucatas e entulhos e 31% estão em depósitos móveis (vasos de plantas, pratos e bebedouros de animais).

Conforme Vera, o Programa de Combate à Dengue tem tomado algumas atitudes para conter a proliferação do mosquito, como o bloqueio da área em que são encontrados os focos e a aplicação de veneno nos locais onde há água parada. Porém, a colaboração da população é essencial. “Não adianta a Secretaria de Saúde se mobilizar, se a população não eliminar os possíveis criadouros do mosquito”, enfatizou.

A Secretaria de Saúde também confirmou quatro casos de dengue em Cianorte, todos “importados” de outras localidades. “Apesar de Cianorte possuir quatro casos confirmados de dengue, ainda não há contágio no município. As pessoas que adquiriram a doença estiveram no Mato Grosso ou receberam visitas de moradores daquele Estado”, afirmou a Secretária de Saúde, Janda Domingos.

Janda afirmou, ainda, que é imprescindível que as pessoas que apresentarem sintomas da doença – febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal, entre outros – procurem os postos de saúde.