Pesquisar no site

Contato

Cianorte e Umuarama

(44)99706590

caio_henrique_dsf@hotmail.com

Aulas voltam na segunda nas creches de Cianorte

23/01/2010 13:55
Sáb, 23 de Janeiro de 2010 10:56

Começam nesta segunda-feira (25) as aulas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) de Cianorte. Para preparar os profissionais que trabalham com crianças de idades entre quatro meses e cinco anos, a Secretaria Municipal de Educação promoveu curso de capacitação. Iniciado na manhã de quinta-feira (21), o curso reuniu professores, auxiliares, profissionais da cozinha e lactários, e foi aberto pelo prefeito Edno Guimarães.

Na abertura, o prefeito Edno Guimarães falou dos investimentos em educação, área prioritária da administração. “Trabalhamos bastante para oferecer uma educação de qualidade no município. Na próxima semana, inauguraremos dois Centros de Educação Infantil, um no Jardim Universidade, batizado como Lucia Reschetti Cerqueira, e outro no Conjunto Marselha, batizado como Aidê Eugênio Biazzi. A Supercreche Ivanilde Gomes Casotti está em fase de finalização e logo entra em funcionamento”. O prefeito também anunciou um concurso público para a contratação de auxiliares de sala para os CEIs, ainda neste ano.

O secretário de Educação, Pedro Edgar Moreno Aguilera, parabenizou a equipe da Educação Infantil pelo trabalho. “A equipe tem realizado um ótimo trabalho nos Centros de Educação Infantil. As crianças têm hoje o acompanhamento de profissionais qualificados e a infraestrutura necessária para a sua educação”.

Neste primeiro dia de curso, as mestres em psicologia Marcilene Schorro Gianini e Vilma Assunção de Moraes Pinheiro trabalharam com os professores o tema “Relacionamento Interpessoal e Motivação”. À tarde, a professora doutora Janira Siqueira Camargo tratou do tema “Relação família – escola e o papel do educador infantil”.

As funcionárias que trabalham com a merenda nos CEIs tiveram curso com a nutricionista Mariana Ricoldy, sobre estratégias para assegurar uma nutrição saudável às crianças e mudanças na lei que regulamenta a alimentação escolar. Cianorte está se adaptando à nova regulamentação (Lei 11.947/09, Resolução n° 38), que estabelece parâmetros de oferta média diária de nutrientes e energia na alimentação escolar. “A refeição deve conter 10% de açúcar, 10% de gordura saturada, 1% de gordura trans e um grama de sal”, disse a instrutora. Para os professores, o curso de atualização seguiu até esta sexta-feira.